Pontualmente,comeceiaobservaromaisrigorosaefriamentepossíveltudooque diziarespeitoaomeuestado.Físico,umavezquefaziapartedospropostosdaminha inquiriçãoo total alheamentode qualquertipo de psicometria.Ainda hoje tenho a certezadequeessaviaapenasmeiriaafastardaserenidadequeeunecessitavaentão maisdoquenunca.Nofundo,euestavabem.Querdizer,antesestavabem.Terconseguidooqueconseguicomoartigo,paramim,dizia-metudoaesserespeito.Tinha conseguidoescreveroqueocérebromeditara,oquequeriadizerqueomeucérebroestavalá.Eemforma.Paraqueassimcontinuasse,deveria,pois,limitar-meà observaçãofísica.
Outradecisãoimportantehaviatambémsaídodaforma.Tinhapostodepartea hipótesederecorreraalguém.Mesmoaosmeusmelhoresamigos,aquemsempre consideraraoúltimorefúgioemtemposdeagonia.Eracomoseumamisturadevergonhaeorgulhomeimpedissemdemerevelaraomundonaqueleestado;comose nãoospudesseexporàqueleconstrangimento;comoseosdevesseprotegerdaquela mácula. É curioso, eu podia ter acabado de assassinar uma criança no berço e, no entanto,nãoteriaproblemasemiraliabaixocomprarbatatasouLuckies;cumprimentariaaspessoascomumsorriso,falariasobreotempoousobreosresultadosdos jogosdofim-de-semana;eàsaída,provavelmenteaindacomumpoucodesangue secopordebaixodasunhas,desejariaeducadamenteumbomdiaatodaagente.E todosmeresponderiamcomumdelicadobomdiaeficariamagabaromeuPierre Cardinemlãeviscose.Masnãoentão.Nãoassim.Oestigmafísicovê-sedemasiado.Vê-senadistânciaeeunãopodiadeixarqueaquilomemarcassedeumavez parasempre.
Oprimeiroexame.Nodiaseguinte.Domingo,portanto.EstávamosemAbrilechovialáfora.Abriajanela.Jánãochoviaháalgunsmeses.Eramnovedamanhã.Oar cheiravaaterramolhada. Ninguémnasruas.Asárvoresemfrenteescorriamum verdeescuroeocheirodaterraatravessavaaruaatéàsminhasnarinas.Porum minutovolteiajogaràbola,encharcadoatéaosossos,comosjoelhosesfoladose as luvas da minha mãe rasgadas na palma das mãos. Fui sempre o número 1. Como aCamus,dava-megozovoaremdirecçãoàbola.Viverdefrenteparaesteparque abre-medevezemquandoessapartedamemóriaeporissoescolhiestacasa.Para podervoltarasercriançadevezemquando.Entretanto,odiscodoPopiggy,como lhechamamosentreosamigos,rodavanopratoTechnicsligadoàSony.Volteipara asalacomosolhoshúmidoseo“Isolation”noar.Avarandaestavaalagadaefuideixandoatrásdemimumrastolacrimantecomterraàmistura.Asminhasorquídeas rejubilavamcomaquelebanhodevida.BaixeiovolumeeligueiatelevisãoquepassavaresumosdefuteboldaSegundaDivisãoturca.Jáeramaisdoqueahora:oprimeiroexame.
Volteiaolhar-medefrente,olhosnosolhos,eestendiobraçoparaoarmário. Agarreiatesoura.Pormomentos,meuDeus.Quegrandepecado.Seriaamutilação ocaminhoredentor?ParaElefoi,portodosnós.Dizem.Talvezpormimtambém.E Judas?NãooirmãodeTiago.Ooutro.Quemissãoingrata.Agarreiatesoura,alterei a rota da lâmina, cortei o plástico de uma das amostras CK que uma amiga costumavamandar-meeespalhei-apelacara,queixoepescoço.Ardeu-me. Tinhadelho dizer.Não,osofrimentopuronãoéredenção.Éocaminhofácil.Equemganhacom isso o que quer que seja? Não é que eu encare a coisa unicamentedo ponto de vista dautilidade,masoprincípio,encaradoassim,acabaporseperderentreasvergastadaseosgemidos.Dedicarosfinsdetardeaumgatovadio,penasuspensa.Dormir comurtigasnacama,estadianohospital.Abençoadosospobresdeespírito.Nãoos estúpidos.Swedemborgdisse-operfeitamenteapropósitodeumpobrehomemque ganhouocéusemestarpreparadoparaele.Vãoláevejam.Leiamcomoodesgraçadoperdeuavidanaprivaçãoenaprecemecânica.
Sou um curioso numa busca permanente e contínua do sentido da vida. Sou gestor, professor universitário, formador, blogger e escritor (bom, aprendiz de escritor!)
Ver todos os artigos por Manuel Miranda da Mota
Para quem ama as letras é fácil escrever, porém, não é fácil manter a cabeça no lugar. Um pouquinho de cada coisa, dança, desenho, música e o principal textos. Venha me acompanhar nessa aventura.
A todas as pessoas que passaram pela minha vida; às que ficaram e às que não ficaram; às pessoas que hoje são presença, àquelas que são ausência ou apenas lembrança...