JácomanoitepertodavarandacomiumalatademilhodoceHeinzebebiuma cerveja Guinness.ApenasosverdadeirosamantesGuinnessapodembeberem casa.Osprocedimentos devemserprecisosparanãotornaramelhorcervejado mundonumamijocapreta sem vida.Enquantolanchava,recebium e-maildoescritório,depoisumfaxe,porfim,umamensagemnogravador.Tudododonodarevista. Osenhordirector,editorepresidentequeassinavadocumentos importantescom canetasfeitaspormedida.Talvezumdiavosconteahistória.Nãotenhoqualquer simpatiaporessecabrãoquetodososmesesmepõeumbalúrdionobanco.Menos aindadepoisdoqueaconteceuaJean-Pierre,umvelhotefrancêsquetrabalhavano departamentodesegurança.Aturo-oporcausadafilha,aCatarina,eporquemedá umcertogozoobrigá-loaaturar-meamim.Elesabe-o,maséumanimale,sendoeu o Sr. Prof.Doutor, o menino-prodígio da casa, ainda não teve tempo para endireitar a espinha.Nessatardeeutambémestavasemtempo paraele.Dequalquerforma, lembro-vos,erasegunda-feiraeeutinhaaindavinteequatrohorasparaentregaras provas,corrigidaseanotadas.Ascorrecções,jáeu,entretanto,astinhafeito,eas notaspodiammuitobemsairemanexo,sebemque,noslivrosqueleio,asprefira emrodapé.Éverdade,atéeutinhadireitoàpreguiçaemtodasasfrentes.Aimobilidadetotal.
OSr.Slytocavanasala.Nãosepodedizerquetivessesidoumtipobonito.Não na minha opinião de heterossexual com algum sentido de estética masculina. Provavelmente,estareienganado.Masestavaelenasalaeeu,poracidente,defrenteparaoespelho.Bêbado.Completamentebêbado.Embriagado.Ébrio.Emsuma, bêbadoquenemumcacho.Comonunca,devodizer-vos,sentioestadoemqueestava.Echorei.Choreiporqueapenasentãoaminhaalmasedeucontadocorpoem queestavametida.Soubenaquelemomento.Jánãoeraoeuracional,masumaqualquerparteocultaevigilantequeimpunhaasuaautoridadeobscuraesemlimites.
Tenho29anos.DoutoradoaosvinteesetecomumatesesobreBerkeley.Solteiro. Amo os meus pais e eles não me amam apenas por ser o único filho que têm. O meu nomeéAndrésFilip;amaiorpartedotempoacho-meumamerda,orestodotempo, umgénio.Adoromulheres,cervejapretaeGustavMahler.Apaixonei-meumavezna vida,mastardedemais.Gostodeajudarosoutroseaindapretendoumdiaserfeliz. Eu–tudoorestoéacessório.
Eu.Duassemanasatrás.Semtempoparaosenhordirector,paideumamenina mimadaqueconseguiasermaisperversadoqueele;osenhordirectorqueestimavaosmeusoitentaquilosapesodeouro.Eunãoprecisavadisso.Nãodeviaprecisardisso.Sãoosconfortáveissucessosqueenterramoshomens.Hábitosterríveis quesecultivamcomovirtudes.Não.Fuienganado.Oitentaquilosedeixeiqueme empurrassemparatrás.Enganado.Eunãoeranada.Estesacontecimentosfantásticos mostravam-me isso mesmo.Avida deixavade me poupar ‘às coisas mais obscuras’.
Sou um curioso numa busca permanente e contínua do sentido da vida. Sou gestor, professor universitário, formador, blogger e escritor (bom, aprendiz de escritor!)
Ver todos os artigos por Manuel Miranda da Mota
Para quem ama as letras é fácil escrever, porém, não é fácil manter a cabeça no lugar. Um pouquinho de cada coisa, dança, desenho, música e o principal textos. Venha me acompanhar nessa aventura.
A todas as pessoas que passaram pela minha vida; às que ficaram e às que não ficaram; às pessoas que hoje são presença, àquelas que são ausência ou apenas lembrança...