O REGRESSO


O REGRESSO
A pequena vila piscatória estava em alvoroço! Os homens corriam para o velho porto com um entusiasmo pouco visto e as mulheres, que ignoravam o motivo da correria, seguiam atrás deles demandado saber a causa de tal agitação.
– Então os homens ainda há pouco estavam por aí jogados, de lágrima ao canto do olho, e agora é vê-los esfusiantes! Que é que se passa? – Perguntava uma das mulheres debruçada na janela.

– Olha Maria, não sei. Mas aqui parada é que não fico. Até morria de curiosidade se não fosse ver o que era!

A notícia tinha-se espalhado, ente os homens, com um rastilho. Atla estava viva. Tinha chegado a bordo da lancha de patrulha da marinha, que a tinha “pescado” junto ao rochedo onde ela tinha caído ao mar. 
Atla envergava um vestido verde, longo e cintado e, com os cabelos ao vento, acenava para terra. Os homens olhavam para ela de olhos arregalados e em êxtase. Era ela que lhes alimentava os sonhos e lhes aquecia os corpos quando regressavam do mar. Mesmo aos homens casados. A admiração que já nutriam pela sua beleza dera lugar a um endeusamento tolo e mundano!
– É um milagre. Nunca ninguém sobreviveu àquela queda! – Exclamou um, com os olhos húmidos.
As mulheres chegaram em chusma, esbaforidas e barafustando por terem sido deixadas para trás e na ignorância. Quando perceberam a razão do alvoroço dos homens a fúria tomou conta delas e os comentários surgiram em catadupa.
– Esta alma penada voltou para nos atazanar.
– Esta mulher é uma bruxa e se não morreu é porque tem o diabo no corpo!
– É o demónio. Trespassem-na com um arpão!
A situação ameaçava ficar fora de controlo e a barreira feita pelos homens para a proteger foi abalroada. 
Em vista do tumulto em terra a lancha afastou-se com Atla na proa, deixando homens e mulheres na incerteza sobre aquilo que tinham visto. O vulto na proa do barco era realmente Atla ou apenas uma visão?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s