O SORRISO


O SORRISO
 Desesperada bateu a porta e fugiu para a rua. O marido e a sua melhor amiga estavam na cama deles. A traição acabou-lhe com a vida. As palavras dele ajudaram a toldar-lhe o juízo «Metes-me nojo…» Dissera. Ela sempre vivera para ele, em função dele. Sem ele nada fazia sentido, nem a sua própria vida. Tinha tomado uma resolução.
Encostada à coluna, na estação de metro aguardava como os restantes passageiros, embora ligeiramente afastada destes. Tinha os cabelos em desalinho, o rosto sujo e as roupas rasgadas, fruto da briga com ele. Tinha, portanto, um aspeto pouco recomendável. Jovens e idosos passavam por ela, ignorando a sua dor, mas ela não se importava. Era a sua dor. De costas contra a coluna, deixou-se escorregar até ficar sentada no chão. O choro tornou-se convulsivo, fazendo o ranho e a baba cair sobre a blusa. As pessoas afastaram-se ainda mais dela, como se tivesse lepra.
Sentiu a mochila poisar à sua frente, mas não levantou o rosto. Estava demasiado ocupada a viver a sua dor. O homem sentou-se na sua frente, de pernas cruzadas, sem dizer uma palavra. Ao fim de alguns instantes ela levantou o rosto, borrado pelo rímel e olhou-o entre soluços.
«A menina precisa de ajuda?» Perguntou ele, com voz doce.
O sorriso do homem era simpático e tranquilo. Ele não tinha forçado o contacto visual ou verbal, limitou-se a esperar que ela o olhasse. Ficou presa naquele sorriso. A sensação de que o mundo a tinha abandonado desapareceu. A traição doí-lha. Doía-lhe ao ponto de lhe cortar a respiração, trespassando-lhe o peito, mas o desejo de acabar com a vida tinha desaparecido. Ela não tinha de acabar com a vida, tinha de acabar com aquela relação. Aceitou a mão do homem, que a conduziu até um banco. Ficaram sentados, lado a lado, sem dizer nada. Quando conseguiu controlar o choro, limpou o rosto e falou.
«Obrigada. Eu já estou bem. Tenho de ir.»
O desconhecido não disse nada, limitou-se a assentir com a cabeça e a sorrir. Um sorriso que era vida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s