LIBERDADE HOJE

Nas sociedades modernas, sobretudo nos países em que o sistema eleitoral é reconhecidamente livre, pelo menos quanto à possibilidade de todos os cidadãos poderem exercer o seu direito de voto, criou-se a convicção generalizada de que os cidadãos são livres. Essa constatação não podia ser mais ilusória!

Se restringirmos o conceito de liberdade à mera ausência da opressão, feita pela força das armas ou pela imposição da cadeia, então podemos considerar essas sociedades livres. Sem querer menosprezar a importância que a possibilidade de podermos expressar a nossa opinião tem, sem estarmos perante a ameaça de sermos denunciados pelo nosso irmão ou por aquele vizinho que se diz nosso amigo, esse é um conceito de liberdade restritivo e castrador.

Para ser livre o homem tem de ter a capacidade de se expressar sem quaisquer limitações ou constrangimentos. Ora como pode uma pessoa sem formação expressar-se em liberdade plena, quando está limitado pela exiguidade dos seus conhecimentos, que não lhe permitem expressar a opinião na sua plenitude, pois mesmo sendo livre para a emitir, não está habilitado para a equacionar? Mas desenganem-se aqueles que pensam que a formação académica resolve o problema. Essa pode colmatar a falha resultante da falta de conhecimento para equacionar a opinião, mas não liberta o ser humano dos condicionalismos da educação e da cultura onde foi criado. Esses são os ingredientes que, ao mesmo tempo que lhe formam o caráter, ou a falta dele, criam limites à sua própria conceção de liberdade influenciando a sua opinião.

Então e os sonhos? Esses não são completamente livres?

4 thoughts on “LIBERDADE HOJE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s