SILÊNCIOS

SILÊNCIOS

Sentada à janela olhava a cidade. De um lado, a mancha verde de Monsanto, do outro, o antigo convento dos Jesuítas e mais além a zona da praça de Espanha. Em frente, a parte velha de Campolide e mais além a zona de Sete Rios. Lisboa oferecia-lhe uma paisagem maravilhosa, mas a beleza da vista não silenciava o desassossego: sentia-se presa. O bulício da cidade contrastava com o silêncio que provinha de dentro de casa, agredindo-a.

A reforma tinha sido uma bênção! Apesar do prazer que tinha em ensinar, as obrigações que tinha para além de lecionar tornaram-se pesadas. As universidades encheram-se de burocracias e tarefas que encarava com monotonia. Para além disso, precisava de tempo para si: precisava de mais momentos de silêncio. Tinha tantas coisas com que preencher o tempo que nem notou que havia deixado de trabalhar.

A vida, mestre em nos pregar partidas, tinha-lhe cortado as voltas. Sendo asmática, era uma pessoa de risco. As diretrizes sobre a COVID-19, recomendavam que se isolasse o mais possível. Ela resistiu enquanto pôde, mas a sociedade organizou-se de forma a reduzir, ou eliminar, a maioria das atividades em que a sua vida de aposentada lhe tinha permitido envolver-se.  Remeteram-na ao silêncio!

As saídas esporádicas, apenas para realizar as tarefas imprescindíveis, eram um sufoco. A máscara dificultava ainda mais a respiração e só lhe apetecia jogá-la no lixo. Regressava a casa o mais depressa possível. Era a dicotomia entre o alívio do respirar e o peso do silêncio! Vivia sozinha e os filhos tinham deixado de a visitar, com medo de a contaminar. A empregada trabalhava de máscara e nunca estavam, as duas em simultâneo, na mesma divisão, por isso, quase não tinha contactos diretos com ninguém.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s